Como funciona?

Dar a luz é uma experiência profunda e marcante na vida de uma mulher. Sabemos que o ato de parir acompanha toda a história da humanidade. Sendo o parto antes de mais nada, um processo mental e fisiológico, uma vez que a mulher precisa estar bem psicologicamente e estar no controle do seu corpo no processo do parto. Portanto, a gestação requer da mulher seu empoderamento; dar a luz por si mesma, acreditando em seu potencial, desmistificando a dor e desenvolvendo sua capacidade de estar plena em sua essência feminina.

O MÃE-DALAS tem como objetivo afirmar a essência feminina e materna, proporcionando a mulher (ou casal) a segurança de saber esperar o tempo do seu corpo. Essa segurança é conseguida por intermédio da vivência com as Danças Circulares Sagradas, que através dos movimentos prepara o corpo para as suas transformações, movimentos estes que, fisicamente, também ajudam a mulher no processo do parto, "...a dança se torna uma meditação em movimento, uma caminhada em direção ao silêncio, onde todo movimento se torna uma oração" (Bernhard Wosien - iniciador do Movimento das Danças Circulares). Proporcionando a mulher a segurança e autoestima necessária para adentrar nesse mundo maravilhoso que é ser Mãe.



As Danças Circulares Sagradas constituem-se em uma tecnologia sociocultural, arteducativa e terapêutica de abordagem transdisciplinar-holística, focada no corpo-oralidade, na criatividade e nos valores humanos; uma proposta que inclui/valoriza o corpo, a sensibilidade, a intuição, o imaginário, a experiência consigo mesmo e com o outro, no processo de aprendizagem de qualidades e atributos para uma vida saudável, criativa, amorosa e feliz - flexibilidade, ritmo, fluidez, simplicidade, ludicidade, espiritualidade, comum-unidade, vitalidade ... Uma visão e aposta de que é possível recriar e reencantar o nosso mundo pessoal social e ambiental (Maria Esperança).

Instrumentos Vivenciais:
- Danças Circulares dos Diversos Povos;
- Exercícios corporais de alongamento, respiração, ritmo, flexibilidade...
- Desenhos e Pinturas de Mandalas;
- Meditação e Vizualização Criativa;
- Brincadeiras Cantadas da Cultura Popular Brasileira
- Contação de Histórias
- Rodas de Conversa-Partilha da Experiência das Dançantes.

Formato de Vivências
- Rodas regulares - uma vez por semana: 02h00 de carga horária;
- Rodas eventuais Dançantes
- Grupos de 10 a 20 pessoas por turma.

RECURSOS:
Materiais
- Espaço físico sem colunas, ventilado e amplo o suficiente para a formação de roda com o nr. de pessoas dançantes;
- Caixa de Som amplificada;